segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Líbano


O Templo Romano em Baalbeck

O Líbano é um pequeno país montanhoso situado no Médio Oriente. Faz fronteira a sul com Israel, a norte e a leste com a Síria, sendo banhado a oeste pelo Mar Mediterrâneo.

A sua capital, e maior cidade, é Beirute. É, junto com a Síria, uma das pátrias históricas dos fenícios, negociantes semitas da Antiguidade, cuja cultura marítima floresceu na região durante mais de 2000 anos e que criaram o primeiro alfabeto, do qual saíram todos os demais, tanto semíticos como indo-europeus. Foram os fenícios que fundaram Cartago, a maior rival de Roma na antigüidade.

A sua independência da França foi declarada a 26 de novembro de 1941 mas só foi reconhecida a 22 de novembro de 1943. Actualmente o Líbano é uma república.

O clima do Líbano é do tipo mediterrâneo moderado, com Verões quentes e secos e Invernos frios e chuvosos. A pluviosidade é maior nas áreas montanhosas e no Vale do Bekaa do que na costa. Nas montanhas do Monte-Líbano cai neve que permanece nos cumes até ao começo do Verão.

O rio Litani é o único grande rio do Sudoeste Asiático que não cruza uma fronteira internacional. Baalbeck é outra cidade de grande importância, na qual se situa o maior conjunto arquitetônico romano existente no mundo. Situa-se a 85 km de Beirute no Vale de Beka, os templos dedicados a Júpter, Vênus e Bacco datados dos séculos I e III. Templo de Júpter ainda sustentado por 6 impressionantes colunas. Tem outras cidades como AANJAR, onde há ruínas dos palácios, souks, termas, ruas com colunas e muros, recintos com impressos dos primeiros muçulmanos, que a partir de Damasco estenderam suas influências até a Espanha, entre outras como Deir el qamar e Biblos.

O árabe é a língua oficial do país, sendo falado na sua forma de dialecto libanês. Este dialecto é inteligível para os arabofónos do Médio Oriente, caracterizando-se pela presença de várias palavras estrangeiras oriundas do francês, inglês, turco e italiano.O francês e o inglês são as segundas línguas do país, sendo entendidas por cerca de 50% da população. A língua arménia é utilizada pela minoria arménia do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário