segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Egipto




... é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um Estado transcontinental. O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, estimada em 80 milhões de habitantes (2007), vive nas margens do rio Nilo, a única área cultivável do país, com cerca de 40 000 kmª. As regiões mais amplas do deserto do Saara são pouco habitadas. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.

O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. Ao sul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak e o vale dos Reis. O Egipto é reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.

Cairo (em árabe: "a Forte", "a Vitoriosa") é a capital do Egipto. Esta está localizado nas margens do Rio Nilo, ao sul do delta, É a maior cidade do mundo árabe e da África.
O clima de Cairo é mediterráneo, com verões calorosos e invernos temperados. A cidade é, geralmente, muito seca e as chuvas são escassas. Nos meses de janeiro e fevereiro podem produzir-se precipitações ocasionais. Mais comuns são as denominadas jamsin, Tempestade de areia, que aconteçem na primavera.
A arte do antigo Egito serve acima de tudo objetivos políticos e religiosos. Representa, exalta e homenageia constantemente o faraó e as diversas divindades da mitologia egípcia, sendo aplicada principalmente a peças ou espaços relacionados com o culto dos mortos, isto porque a transição da vida à morte é vista, antecipada e preparada como um momento de passagem da vida terrena à vida após a morte, à vida eterna e suprema.