quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Omã





Omã (ou também, em Portugal, raramente, Omão) é um país situado na Arábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. Capital: Mascate.


Até meados do século XIX, Omã era um entreposto de escravos e armas. Com o fim da escravidão, a região perdeu muito de sua prosperidade, e a economia ficou reduzida à agricultura, ao comércio de Camelos e caprinos, à pesca e o artesanato tradicional. Hoje, graças ao petróleo, a economia tem apresentado grande desenvolvimento nos últimos 30 anos.


Um vasto e plano deserto cobre o centro do território de Omã, com uma cadeia montanhosa ao norte (Jebel Akhdar) e outra a sudoeste do país. As principais cidades omanis estão no litoral. Destaca-se a capital e a proximidade do centro internacional, Dubai.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Palestina





O Estado da Palestina foi proclamado no dia 15 de Novembro de 1988 em Argel pelo Conselho Nacional Palestiniano (o organismo legislativo da Organização para a Libertação da Palestina, OLP) através de uma votação com 253 votos a favor, 46 votos contra e 10 abstenções.


A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) obteve o estatuto de observador por parte da Assembléia Geral das Nações Unidas em 1974 através da resolução 3237.

No dia 15 de Novembro de 1988 a Assembléia Geral adopta a resolução 43/177 pela qual reconhece a proclamação do Estado da Palestina pelo Conselho Nacional Palestiniano e decide que a designação "Palestina" deve ser usada no sistema interno da ONU em substituição da sigla OLP.


Em 7 de julho de 1998 a Assembléia Geral adoptou a resolução 52/250 que conferia à Palestina direitos adicionais e privilégios suplementares, nos quais se incluem o direito a participar no debate geral que tem lugar no início de cada sessão da Assembléia Geral, o direito de réplica, o direito a co-autoria de resoluções e o direito a levantar pontos de ordem sobre questões relativas à Palestina e ao Médio Oriente.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Chipre


O monte Olimpo no Chipre
Nicósia

O Chipre é uma ilha situada no mar Egeu oriental ao sul da Turquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste.
Segundo leis internacionais, a ilha de Chipre no seu todo é um país independente. Mas, apesar disso, encontra-se dividida entre um Estado que ocupa os dois terços ao sul da ilha – o Chipre grego – e a república turca, que ocupa o terço norte da ilha e que é reconhecida somente pela própria Turquia. Ambos os estados possuem a cidade de Nicósia como a sua capital. Geograficamente, pertence à Ásia, embora culturalmente e historicamente seja um misto de elementos europeus e asiáticos.

A ilha é montanhosa, com duas zonas acidentadas separadas por um vale amplo (a Mesaoria), onde se ergue a capital, Nicósia. A sudoeste erguem-se os montes Troodos, que albergam o ponto mais elevado da ilha, o monte Olimpo, com 1 953 metros de altitude. A norte erguem-se os montes Kyrenia, uma cordilheira bastante estreita que começa na costa norte e que se prolonga para leste na longa península que confere à ilha a sua forma característica. Há também pequenas planícies costeiras no sul.
Outras cidades importantes são Limassol na parte grega e Famagusta na parte turca.
O clima é mediterrânico e a sua moeda é o Euro.

sábado, 21 de novembro de 2009

Qatar



O Qatar (também escrito Catar, e mais raramente Quatar ou Katar) é um país da Península Arábica, que ocupa uma península do Golfo Pérsico e algumas ilhas adjacentes. É rodeado por esta extensão marítima, excepto a sul, onde tem pequenas fronteiras terrestres com os Emiratos Árabes Unidos e com a Arábia Saudita.
A sua capital e cidade mais populosa é Doha. Foi dominado pelos Persas durante milhares de anos e, mais recentemente, pelo Bahrain.

Depois de ser dominado pelos Persas durante milhares de anos e, mais recentemente, pelo Bahrain, os turcos otomanos e os britânicos, o Qatar transformou-se num país independente a 3 de Setembro de 1971. Ao contrário da maior parte dos emiratos vizinhos, o Qatar recusou tornar-se parte da Arábia Saudita ou dos Emirados Árabes Unidos.britânicos, o Qatar transformou-se num país independente a 3 de Setembro de 1971. Ao contrário da maior parte dos emiratos vizinhos, o Qatar recusou tornar-se parte da Arábia Saudita ou dos Emirados Árabes Unidos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Arábia Saudita



Arábia Saudita - nuvem de areia deixa cidade com visibilidade nula durante horas...

A Arábia Saudita é oficialmente Reino da Arábia Saudita e o maior país da península Arábica, situada no Médio Oriente, O fundador da moderna Arábia Saudita, o Rei Abdul Aziz. A Arábia Saudita está dividida em 13 províncias Muitos povos têm vivido na península ao longo de mais de 5000 anos.

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta, de forma que o rei não é apenas o chefe do estado mas também do governo

A cultura da Arábia Saudita é assentada, praticamente, nas tradições da religião islâmica, predominante. Na Arábia Saudita ficam dois dos locais mais sagrados do Islão, os quais se consideram os berços da religião, as cidades de Meca e Medina, tomadas por peregrinos do mundo inteiro durante a cerimónia do Hajj. Na Arábia Saudita foi revelado o Alcorão pelo profeta Maomé, religião a qual denominou-se de Islão.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Síria


A incrível Palmyra, dois mil anos de história.

O enorme mercado coberto na Cidade Velha

Síria é oficialmente República Árabe da Síria. É um país árabe no Sudoeste Asiático, e faz fronteira com muitos países entre os quais o Líbano, Israel, Jordânia e etc.

Síria, onde de um lado fica o Mar Mediterrâneo, do outro o Rio Tigre e, cortando o meio, o Rio Eufrates.história antiga adorável, ruínas romanas impressionantes, castelos dos Cruzados, cidades medievais, mercados islâmicos, arte e arquitetura muçulmana, cidades que atraem tanto pelo novo quanto pelo antigo, a Síria toda está assentada e distribuída por um território desértico e em lugares e cidades.

Na era Islamica, sua capital, Damasco, foi a capital do Império Omíada e a capital provincial do Império Mameluco. Damasco é largamente reconhecida como uma das cidades mais antigas continuadamente habitadas do mundo. E por essa mesmo razão faz de Damasco a maior cidade do mundo menos explorada em termos de excavações arqueológicas, pelo simples fato de que sempre houve gente vivendo nela.

Toda vez que um homem escava uma calçada ou uma rua, mesmo um terreno, para instalar ou reparar uma tubulação algum pedaço de construção histórica é encontrado.
A Síria de hoje foi criada como mandato francês e obteve sua independência em Abril de 1946, como uma república parlamentar. Com a ascensão do islamismo, a Síria foi um dos focos mais importantes da civilização árabe.

As montanhas, Jebel an-Nusariyah formam uma cordilheira que se estende de norte a sul no interior da faixa costeiraSão freqüentes as nevadas em seus picos no invernoO maior rio que nasce nessa cordilheira é o Barada. A maioria da população da Síria vive no vale do rio Eufrates, uma faixa fértil entre as montanhas costeiras e o deserto.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Líbano


O Templo Romano em Baalbeck

O Líbano é um pequeno país montanhoso situado no Médio Oriente. Faz fronteira a sul com Israel, a norte e a leste com a Síria, sendo banhado a oeste pelo Mar Mediterrâneo.

A sua capital, e maior cidade, é Beirute. É, junto com a Síria, uma das pátrias históricas dos fenícios, negociantes semitas da Antiguidade, cuja cultura marítima floresceu na região durante mais de 2000 anos e que criaram o primeiro alfabeto, do qual saíram todos os demais, tanto semíticos como indo-europeus. Foram os fenícios que fundaram Cartago, a maior rival de Roma na antigüidade.

A sua independência da França foi declarada a 26 de novembro de 1941 mas só foi reconhecida a 22 de novembro de 1943. Actualmente o Líbano é uma república.

O clima do Líbano é do tipo mediterrâneo moderado, com Verões quentes e secos e Invernos frios e chuvosos. A pluviosidade é maior nas áreas montanhosas e no Vale do Bekaa do que na costa. Nas montanhas do Monte-Líbano cai neve que permanece nos cumes até ao começo do Verão.

O rio Litani é o único grande rio do Sudoeste Asiático que não cruza uma fronteira internacional. Baalbeck é outra cidade de grande importância, na qual se situa o maior conjunto arquitetônico romano existente no mundo. Situa-se a 85 km de Beirute no Vale de Beka, os templos dedicados a Júpter, Vênus e Bacco datados dos séculos I e III. Templo de Júpter ainda sustentado por 6 impressionantes colunas. Tem outras cidades como AANJAR, onde há ruínas dos palácios, souks, termas, ruas com colunas e muros, recintos com impressos dos primeiros muçulmanos, que a partir de Damasco estenderam suas influências até a Espanha, entre outras como Deir el qamar e Biblos.

O árabe é a língua oficial do país, sendo falado na sua forma de dialecto libanês. Este dialecto é inteligível para os arabofónos do Médio Oriente, caracterizando-se pela presença de várias palavras estrangeiras oriundas do francês, inglês, turco e italiano.O francês e o inglês são as segundas línguas do país, sendo entendidas por cerca de 50% da população. A língua arménia é utilizada pela minoria arménia do país.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Egipto




... é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um Estado transcontinental. O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, estimada em 80 milhões de habitantes (2007), vive nas margens do rio Nilo, a única área cultivável do país, com cerca de 40 000 kmª. As regiões mais amplas do deserto do Saara são pouco habitadas. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.

O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. Ao sul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak e o vale dos Reis. O Egipto é reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.

Cairo (em árabe: "a Forte", "a Vitoriosa") é a capital do Egipto. Esta está localizado nas margens do Rio Nilo, ao sul do delta, É a maior cidade do mundo árabe e da África.
O clima de Cairo é mediterráneo, com verões calorosos e invernos temperados. A cidade é, geralmente, muito seca e as chuvas são escassas. Nos meses de janeiro e fevereiro podem produzir-se precipitações ocasionais. Mais comuns são as denominadas jamsin, Tempestade de areia, que aconteçem na primavera.
A arte do antigo Egito serve acima de tudo objetivos políticos e religiosos. Representa, exalta e homenageia constantemente o faraó e as diversas divindades da mitologia egípcia, sendo aplicada principalmente a peças ou espaços relacionados com o culto dos mortos, isto porque a transição da vida à morte é vista, antecipada e preparada como um momento de passagem da vida terrena à vida após a morte, à vida eterna e suprema.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Turquia



A Turquia (Türkiye, em turco), cujo nome oficial é República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti), é um país eurasiático constituído por uma pequena parte europeia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia.

É banhada pelo Mar Negro ao norte, pelo Egeu e o Mar de Mármara a oeste e pelo Mediterrâneo ao sul. A sua capital é Ancara. A principal cidade do país, Istambul. encontra-se entre a Trácia e a Anatólia, dividida ao meio pelo estreito do Bósforo. Trata-se da única cidade do mundo a cavaleiro de dois continentes.
Oficialmente, divide-se em sete regiões e oitenta e uma províncias.
Actualmente, negocia sua adesão como membro pleno da União Europeia.

A Anatólia é formada por um planalto central alto e planícies litorâneas estreitas, com os Montes Tauros ao sul. O terreno interior da Anatólia torna-se progressivamente mais acidentado à medida que avança para o leste, ali encontrando-se rios como o Eufrates e o Tigre, bem como o Lago Van e o Monte Ararat (5.137 m), este o ponto culminante da Turquia.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Iraque

É um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irão, a sul pelo Golfo Pérsico, pelo Kuwait e pela Arábia Saudita e a oeste pela Jordânia e pela Síria. Sua capital é a cidade de Bagdá (Bagdad), no centro do país, às margens do rio Tigre.

A segunda maior cidade do Iraque é Baçorá.
A maior parte do país é desértica, porém as regiões dos rios Tigre e Eufrates são férteis, propiciando a agricultura. A capital Bagdá situa-se no centro do país às margens do Tigre.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Kuwait


O Kuwait é um país dominado quase totalmente por desertos. As fronteiras terrestres são com o Iraque e a Arábia Saudita.

A sua capital é Kuwait. Esta Possui cerca de 2.100.000 habitantes. Está localizada no centro do país, às margens do Golfo Pérsico, e devido a sua posição de capital e maior cidade, é o principal centro político e financeiro do Kuwait, abrigando a sede da maioria dos bancos e empresas do país.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Jordânia




A Jordânia tem o poder de fascinar qualquer viajante. São muitas as preciosidades a descobrir. Petra, a cidade esculpida na rocha pelos nabateus é de uma beleza ímpar, mágica indescritível. Envolvida em mistérios e lendas, a cidade como o próprio nome sugere, é inteiramente talhada na pedra.
Sobretudo à noite, sob a luz de velas e de um céu estrelado para nunca mais esquecer. O deserto de Wadi Rum, outra jóia do país, exibe um sem-fim de dunas e formações rochosas únicas. Uma visita digna das “mil e uma noites”. E o Mar Morto, conhecido por suas águas de propriedades terapêuticas, é o endereço de sofisticados resorts.
Jordânia faz fronteira com a Síria, o Iraque, a Arábia Saudita, Israel e a Cisjordânia. A Jordânia é uma monarquia constitucional, baseada em constituição de 1952.

Hoje a capital é Amã, 300 quilômentros ao norte, mas Petra continua sendo o grande tesouro desse país pobre, que mais parece uma pequena peça em um gigante e complicado quebra-cabeças.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A história

O Oriente da Antiguidade é um imenso território que vai do Egipto até à China e que inclui a parte meridional da Ásia e o Nordeste da África. A história dos seus povos ini­cia-nos no nascimento e no desenvolvimento dos mais anti­gos Estados esclavagistas, fundados na divisão da socie­dade primitiva em classes.

A história do Oriente apresenta um enorme interesse: foi lá que nasceram as primeiras sociedades divididas em classes e que se lançaram as bases da cultura material e espiritual, a qual foi assimilada pelos povos da Grécia e de Roma, e se tornou finalmente o apanágio da civilizacão moderna.